GOVERNADOR ASSINA DECRETOS DE REAJUSTE DOS PROVENTOS DOS APOSENTADOS SEM PARIDADE.

Nesta data o Governador do Estado publicou decreto que autoriza o reajuste dos aposentados sem paridade com a reposição inflacionária do ano de 2017 a 2021 eno percentual de 28,1%.

O Decreto 1.863, de 19 de abril de 2022 foi publicado nesta data de 20 de abril de 2022. (veja o Diário Oficial abaixo)

A ACAPEJE desde o ano de 2017 ingressou com várias ações judiciais, inclusive Ação Civil Pública visando a responsabilidade do Governador pela omissão.

A situação com a concessão do reajuste veio a amenizar o sofrimento daqueles que amargaram por mais de cinco anos a ausência de reposição de seus proventos.

Veja abaixo os procedimentos da ACAPEJE contra a omissão do Governador do Estado demonstrando que estivemos atentos e atuantes durante todo o período de omissão do Governador.

AÇÃO CIVIL PÚBLICA CONTRA O GOVERNADOR DO ESTADO

A Ação Civil Pública foi ingressada contra o Governador do Estado de Santa Catarina pela omissão em reajustar os proventos dos aposentados sem paridade.

Autos 40087891320198240000 aguarda julgamento no TJSC. Rel. Des. Artur Jenichen.

AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE POR OMISSÃO

Em face da omissão do Governador do Estado, a ACAPEJE ingressou com ADI por Omissão em decorrência da ausência da reposição inflacionária aos proventos dos aposentados sem paridade.

Autos 40195730220188240900. TJSC. Relator Des. Sergio Baasch Luz.

MANDADO DE INJUNÇÃO PARA SUPRIR A OMISSÃO E CONCEDER A REPOSIÇÃO AOS APOSENTADOS SEM PARIDADE

No ano de 2018, ao final, a ACAPEJE ingressou com Ação de Mandado de Injunção perante o Tribunal de Justiça visando a concessão da reposição dos índices inflacionário aos proventos dos aposentados sem paridade e com parecer favorável do Ministério Público e com votos favoráveis de Desembargadores, por maioria a ação foi extinta. Clique aqui https://t.ly/qCZ0

Autos 4017505-79.2018.8.24.0900.

Foi uma longa disputa administrativa e judicial que foi reconhecida ainda que tardiamente pelo Governador do Estado mas caracterizado está o verdadeiro dano moral coletivo decorrente da longa omissão Governamental.

Aguardamos com grande entusiasmo o julgamento da ADI 7026 no STF no dia 29 de abril de 2020, afirmou Mauri, Vice-presidente da ACAPEJE e responsável pelo Jurídico.

2 comentários em “GOVERNADOR ASSINA DECRETOS DE REAJUSTE DOS PROVENTOS DOS APOSENTADOS SEM PARIDADE.

  1. Alencar demaria ziesemer Responder

    Acredito q o julgamento do des. Artur Jenichen será favorável. Ele já foi juiz em BC e nessa época deixou bem claro a sua sensibilidade para com aqueles do “poder q não pode”. Até em posto de gasolina acabamos nos encontrando por acaso e aí mantivemos um diálogo normal, ambos com os pés no chão, deixando ele, no meu entender, q não compartilha com o “status baboseira” de q é deus.

  2. Alencar demaria ziesemer Responder

    Outrossim, mais uma vez parabenizo os incansáveis e aguerridos representantes das várias associações pertinentes, em especial o dr Mauri Costa, e para q não haja ciúme, o dr Cesar Deschamps, com qual sempre tenho contato, qdo então me esclarece dúvidas demonstrando grande conhecimento jurídico. Gostaria de um dia, vê-lo no Pleno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.